Aftas

O que são as aftas?

Aftas são pequenas lesões (úlceras) dolorosas, esbranquiçadas e com uma auréola vermelha que aparecem na mucosa bucal e permanecem por em média 7 a 10 dias. Tais lesões são de ocorrência bastante comum, estando presentes em 10 a 20% da população.

 

Quais são as causas das aftas?

A causa destas lesões ainda é desconhecida. Alguns fatores, porém, podem estar relacionados, como infecções virais ou bacterianas, deficiências nutricionais, alterações hormonais, estresse, trauma (ato de morder os lábios ou língua, uso de aparelhos ortodônticos), alergias alimentares, anormalidades imunológicas. Eventualmente, alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas.

 

Todos os casos devem ser investigados pelo médico?

Nem sempre são necessários exames para a investigação dos pacientes com afta. Em pessoas em que o aparecimento das lesões é frequente ou em que as lesões são muito exuberantes, procede-se com a solicitação de exames para uma avaliação mais completa.

 

Qual o tratamento da afta?

Nos casos recorrentes, procura-se por fatores desencadeantes do aparecimento das aftas e tomam-se medidas para amenizá-los e, nas crises, utilizam-se medicamentos para redução da dor e do desconforto do paciente. Caso tenha alguma dúvida, procure um médico especialista.