Cefaleia

O que é?

A cefaleia nada mais é do que a dor de cabeça

A dor de cabeça recorrente é uma queixa muito freqüente apresentada por nossos pacientes.

Quais são as principais causas?

1. Cefaléia tensional, ocasionada por um aumento de tensão da musculatura cervical e da cabeça, muitas vezes como resultado de uma situação de stress ou por uma má postura.

2. Enxaqueca, relacionada a uma resposta errônea do nosso cérebro a diversos estímulos, como hábitos alimentares irregulares e alguns alimentos específicos.

3. Sinusite, na qual ocorre uma inflamação dos seios paranasais.

O que são seios paranasais?

São cavidades preenchidas por ar localizadas em nossa face e ao redor do nariz que eventualmente podem ficar inflamados.

O que sentimos?

A característica da dor relacionada à sinusite é uma sensação de peso na região da testa e ao redor dos olhos, principalmente ao abaixar a cabeça. Também pode ocorrer uma dor na arcada superior dos dentes.

Além disso, nos quadros nasossinusais, outros sintomas podem estar associados como a obstrução nasal, a saída de secreção pelas narinas ou a percepção de gotejamento de secreção na garganta. A diminuição na capacidade de sentir cheiros e a tosse principalmente ao deitar muitas vezes também podem estar presentes.

Existem outras causas de dor de cabeça?

Além das causas já citadas, algumas dores de cabeça podem ser originadas de problemas graves, como derrame ou meningite por exemplo.

Por esse motivo, caso tenha uma dor de cabeça diferente da habitual, muito intensa ou recorrente, não deixe de nos procurar.

Veja mais Orientações Clicando Aqui