Cirurgia endoscópica funcional nasossinusal - FESS

Quando um paciente com sinusite tem que operar?

Normalmente, a sinusite bacteriana é tratada clinicamente. Em alguns casos selecionados de sinusites agudas complicadas, sinusites de repetição, sinusites crônicas, lesões endonasais, entre outras, optamos por tratamento cirúrgico.

 

Qual a cirurgia realizada?

A cirurgia para estes tipos de problemas chama-se cirurgia endoscópica nasossinusal funcional, um nome longo cuja sigla em inglês, habitualmente utilizada por nós, é FESS.

 

Por que é chamada funcional?

É dita cirurgia funcional pois o intuito é corrigir o problema em questão, de forma a alterar minimamente a anatomia e a fisiologia, ou seja, restabelecer o funcionamento normal do nariz e dos seios paranasais.

 

Como é feita a cirurgia?

Este tipo de cirurgia é realizado sob anestesia geral, de forma que o paciente permanece “dormindo”, sem sentir dor ou recordar-se do procedimento. Normalmente não são feitas incisões externas, apenas incisões por dentro do nariz, as quais são guiadas por endoscópios que permitem uma ampla visualização da área da cirurgia.

Estamos preparados para explicar os riscos e benefícios dessas cirurgias, assim como a forma mais segura possível de realizá-las.

Confira as nossas orientações pré operatórias: Clicando Aqui