Rinite Alérgica

O que é a rinite alérgica?

O nariz é o primeiro local da via aérea pelo qual o ar tem que passar antes de chegar aos pulmões. Dentre outras atribuições, é responsável pela limpeza, umidificação e aquecimento do ar inspirado. Ao entrar em contato com substâncias potencialmente nocivas ao organismo, são desencadeadas complexas respostas imunológicas na tentativa de impedir que o agente agressor atinja os pulmões. Essa reação do organismo comumente gera obstrução nasal, coriza, espirros e prurido (coceira). No caso da rinite alérgica, a mucosa do nariz responde de maneira exacerbada a algumas substâncias específicas.

 

Quais são os sintomas?

Essa reação do organismo comumente gera obstrução nasal, coriza, espirros e prurido (coceira), podendo, entretanto, causar diversos sintomas e com intensidades variáveis.

 

Posso desenvolver rinite depois de adulto?

Em algumas situações, a rinite alérgica começa a se manifestar somente na vida adulta, sendo que o paciente torna-se hiperreativo a determinada substância. Já em outras situações apresenta os sintomas desde a infância.

 

Quais os alérgenos mais comuns?

São diversas as substância capazes de causar alergia, entre elas poeira doméstica, ácaros, pelos de animais, insetos, etc

 

Qual o tratamento?

É importante a avaliação do especialista para o diagnóstico da rinite alérgica, diferenciando-a de outras formas de rinites ou outras doenças que geram sintomas semelhantes. O tratamento depende em parte da identificação do fator causal e pode ser baseado em medidas higiênico/ambientais, terapia medicamentosa, imunológica e/ou cirúrgica.

Veja mais Orientações Clicando Aqui