Amigdalites e Dor de Garganta

O que é?

A dor de garganta é, geralmente, a manifestação de algum processo inflamatório,  infeccioso ou irritante das amígdalas (amigdalite), faringe (faringite) ou laringe (laringite).

Quais são as causas?

As causas mais frequentes de dor de garganta são as infecções virais ou bacterianas da faringe, amígdalas e da laringe. Entretanto podem ocorrer dor ou incômodo decorrentes de processos alérgicos e irritantes como consequência do refluxo gastro esofágico , após a exposição a  fumaça de cigarro, poluição, álcool,  tempo frio e com baixa umidade, lesões traumáticas, tumores entre outros.

Quais são os principais sinais e sintomas?

Nos casos de amigdalite, além de dor para engolir podem estar presentes febre, mal-estar e indisposição. As amígdalas e a garganta ficam avermelhadas e inchadas, podendo estar acompanhada de pequenas feridas vermelhas, aftas e placas de pus. No caso da laringite, há freqüentemente transtornos da voz, como rouquidão e também tosse seca e irritativa. Em alguns casos o sintoma pode ser de ardência, secura, sensação de pigarro ou de bola na garganta e mau hálito.

Como é feito o diagnóstico?

A história e exame físico são os mais imediatos recursos para o diagnóstico. Para complementação pode ser necessária também uma avaliação laboratorial ou realização de  exame endoscópico da via aérea (nasofibrolaringoscopia).

Como é feito o tratamento?

O tratamento da dor de garganta será baseado na causa da mesma, incluindo tratamento clínico com medicações (analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos), correções de hábitos alimentares e hidratação. Nos casos decorrentes a amigdalites de repetição, o procedimento cirúrgico de remoção das amígdalas (amigdalectomia) - pode ser indicado.