Dificuldade de engolir, engasgos e disfagia

O que é disfagia?

A disfagia é uma alteração na deglutição, ou seja, no ato de engolir alimentos ou saliva.
Ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou completamente as vias respiratórias.

Quais são as causas da disfagia?

Envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição (lábios, língua, bochechas, etc),  acidente vascular encefálico (derrame), traumatismo craniano, doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer, distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem causar disfagia.

Quando ela ocorre?

A disfagia pode ocorrer em diferentes fases da vida, especialmente em idosos, podendo trazer sérias consequências à saúde.

O que ela causa?

Além de provocar problemas emocionais e isolamento social, pode causar problemas sérios como desidratação, desnutrição e pneumonia, além do risco de morte por asfixia.
Logo, a atenção e o auxílio a pessoas com dificuldades em engolir são muito importantes para diminuir as complicações provocadas pela disfagia.

Como fazer o diagnóstico?

Após uma consulta detalhada com um médico otorrinolaringologista especializado, serão solicitados exames complementares, como a videoendoscopia da deglutição.

Como é realizado o tratamento?

Dependendo da causa e da gravidade do problema, pode ser indicado uso de medicações, terapias fonoaudiológicas, injeção de medicamentos nas glândulas salivares ou outros procedimentos cirúrgicos.

FONTE:  Ministério da Saúde (adaptado)

Veja mais Orientações Clicando Aqui