Implante Coclear

O que é?

O implante coclear é uma modalidade de prótese auditiva implantável, de alta tecnologia, capaz de substituir as funções das células do ouvido interno e trazer a audição de volta. Diferente dos aparelhos auditivos convencionais, que amplificam os sons, o implante coclear restaura a capacidade de captar e compreender o som.

Composição e Funcionamento

Seus componentes se dividem em 2 unidades. - Unidade externa: formada por um microfone, um processador de fala e uma antena transmissora. - Unidade interna: composta por um receptor/decodificador e um feixe de eletrodos posicionado dentro da cóclea, órgão periférico responsável pela audição.

Como funciona?

O microfone capta os sons e os transmite ao processador de fala, que seleciona e codifica os elementos sonoros, os quais serão transmitidos para a unidade interna por radiofrequência. Uma vez na unidade interna, os estímulos são transformados em impulsos elétricos que são então transmitidos diretamente às fibras do nervo auditivo, através do feixe de eletrodos que é posicionada dentro da cóclea.

Através desse mecanismo, o som passa direto pela parte danificada do ouvido, estimulando diretamente o nervo auditivo e possibilitando uma percepção auditiva clara, especialmente aos sons da fala.

Indicações

O implante coclear está indicado para pacientes portadores de surdez severa e/ou profunda bilateral que não apresentam benefício com uso de aparelhos auditivos convencionais.

O procedimento pode ser realizado a partir dos 6 meses de vida e não há limite máximo de idade para a realização do mesmo.

Benefícios

- Melhora dos níveis de audição - Desenvolvimento de fala e linguagem - Melhora da comunicação - Aumento da confiança

Implantação

A unidade interna do implante é inserida cirurgicamente por baixo da pele, sendo posicionada na região do osso temporal atrás e acima da orelha.

Veja mais Orientações Clicando Aqui