Otoplastia

O que é a otoplastia?

Otoplastia é a cirurgia para corrigir a alteração anatômica conhecida como orelha em abano ou proeminente. Tem como principal objetivo tornar a face mais harmônica de modo que a orelha em abano pare de chamar a atenção no conjunto facial.

 

Como a otoplastia é realizada?

Pode ser realizada com anestesia local ou geral, dependendo de cada paciente. A cirurgia, em geral, leva em torno de 1 a 2 horas e é possível ter alta no mesmo dia. No pós-operatório, lança-se mão de faixa compressora para manter as orelhas no lugar durante a cicatrização.O período de manutenção da faixa é determinado pelo médico, devendo permanecer por período integral durante 3 semanas e depois somente para dormir até completar 45 dias de pós-operatório.

 

Quando deve ser realizada a otoplastia?

A idade pré-escolar, após os seis anos, é a ideal para a realização da cirurgia. Nesta fase, as orelhas já atingiram aproximadamente o tamanho de adulto e a criança está prestes a entrar na escola. Além disso é nessa fase que a criança tem maior chance de sofrer bullying por essa alteração. 

Estamos preparados para explicar os riscos e benefícios dessa cirurgia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la.

Confira as nossas orientações pré operatórias: Clicando Aqui