Otorrinolaringologia ocupacional

A saúde do trabalhador consiste na redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Devido aos altos custos que estas doenças trazem, tornam-se uma importante preocupação, tanto para os pacientes, quanto para as empresas.

 

Como a otorrinolaringologia pode ajudar a saúde do trabalhador?

No âmbito otorrinolaringológico, à exposição ao ruído pode levar a perda de audição e zumbido, de modo a acarretar uma queda da qualidade de vida destes trabalhadores. A exposição a substâncias tóxicas também podem potencializar o efeito do ruído. A detecção precoce de uma perda auditiva, bem como a utilização de programas de prevenção, são necessárias para a redução destes problemas.

 

Devemos ressaltar a importância do uso da voz, uma vez que temos um aumento do número de profissionais da voz, incluindo professores, vendedores e operadores de telemarketing. O exame de laringoscopia pode detectar doenças das pregas vocais, relacionadas, ou não, ao abuso vocal. Dentre estas doenças, o tratamento pode necessitar de um profissional de Fonoaudiologia ou, em determinados casos, de procedimento cirúrgico.