Tontura e Vertigem

 

Tontura e vertigem são a mesma coisa?

A tontura e a vertigem são sintomas que têm alguma semelhança, porém a vertigem é descrita como a sensação de que o mundo está girando ao nosso redor ou de que nós mesmos estamos girando. Muitas vezes, estes desagradáveis sintomas vêm associados a náuseas, vômitos e sudorese. Já a tontura é uma sensação de desequilíbrio, instabilidade, sensação de “cabeça leve” ou “vazia” sem o componente rotatório.

 

Quais são as causas da tontura?

As causas de tontura e vertigem variam em uma extensa gama que vai desde alterações nos ouvidos até desequilíbrios metabólicos, como a diabetes e o colesterol aumentado, e doenças do sistema nervoso. Maus hábitos alimentares, pressão alta, consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo também estão entre as causas frequentes pra este sintoma.

 

Que exames são realizados para avaliar a tontura?

É fundamental que o paciente que sofre de tontura passe por avaliação médica cuidadosa. As possíveis causas para a ocorrência deste sintoma devem ser investigadas sempre. A conversa com o médico e o exame físico são o primeiro e mais importante passo desta avaliação. Depois disso, o médico lança mão dos exames necessários para cada caso. Podem ser solicitados exames de sangue, audiometria, exames específicos para investigação de tontura (o exame otoneurológico) e, em alguns casos, exames de imagem como a ressonância magnética.

 

Como é feito o tratamento da tontura?

O tratamento vai depender da causa para o aparecimento da tontura. Ele pode incluir desde a simples mudança de hábitos alimentares e uso de medicamentos até cirurgias. As medidas que podem ser adotadas por todos são a melhora da alimentação e a realização de exercícios físicos adequados para a idade e condições físicas do paciente. Refeições pequenas e bem distribuídas ao longo do dia de modo a evitar o jejum por mais de 3 horas são sempre recomendadas. Deve-se também evitar o consumo exagerado de carboidratos como massas, pães, batata, biscoitos e doces e açúcar. As substâncias estimulantes contidas no café, chá, refrigerantes do tipo cola e chocolate também não são bem-vindas para os pacientes com tontura. A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada e o tabagismo cessado.

Veja mais Orientações Clicando Aqui