Tosse

O que é?

É um reflexo natural do aparelho respiratório que age como defesa do organismo contra uma inflamação, infecção ou irritação nas vias aéreas. 

Quais são os sintomas associados?

Além da tosse, podem estar presentes sintomas como secreção nasal, sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, isto é, gotejamento nasal posterior, chiado no peito, falta de ar, queimação no estômago, gosto amargo na boca e, em casos mais raros, secreção com sangue.

Quais são as causas?

A tosse aguda é, na maioria das vezes, consequência de gripes ou resfriados ou infecções respiratórias podendo aparecer no início do quadro e persistir após a remissão do mesmo. As causas mais frequentes da tosse crônica são sinusites, rinites, doença do refluxo gastroesofágico e asma. Além dessas, o tabagismo, a bronquite e o uso de determinados medicamentos também podem estar envolvidos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico correto é de suma importância para orientar o tratamento. Além da história clínica, detalhando as características da tosse e do exame físico, pode ser necessária a realização de alguns exames complementares, como nasofibrolaringoscopia, exames laboratoriais e exames de imagem.

Como é o tratamento?

Deve ser baseado na causa da tosse. Logo, a chave para o sucesso do tratamento é ter um diagnóstico bem estabelecido, usar as medicações corretamente e seguir as orientações médicas.

Estamos preparados para ajudá-lo com esse problema da melhor forma possível.