Amigdalites e Dor de Garganta

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
Amigdalites e Dor de Garganta - Otovita

Amigdalites e Dor de Garganta: O que é e como tratar

A dor de garganta é um sintoma comum e pode ser causada por diversos fatores, desde processos infecciosos e inflamatórios até hábitos alimentares e irritantes ambientais. As amígdalas, que são responsáveis pela proteção do organismo contra agentes infecciosos, podem ficar inflamadas e causar a amigdalite.

Neste texto, iremos explicar mais sobre o que é amigdalite e dor de garganta, quais são as causas, sinais e sintomas e como é feito o diagnóstico e tratamento.

O que é Amigdalite?

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas que ficam localizadas na parte posterior da garganta, e fazem parte do sistema imunológico, ajudando a combater infecções. A inflamação pode ser causada por vírus ou bactérias e pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em crianças e adolescentes.

Quais são as causas da dor de garganta?

A dor de garganta pode ser causada por diversos fatores, dentre eles, podemos destacar:

  • Infecções virais ou bacterianas da faringe, amígdalas e da laringe
  • Processos alérgicos e irritantes, como o refluxo gastroesofágico, exposição à fumaça de cigarro, poluição, álcool, tempo frio e com baixa umidade, lesões traumáticas, tumores, entre outros.

Quais são os principais sinais e sintomas da Amigdalite e/ou  Dor de Garganta?

Os sintomas mais comuns da amigdalite incluem:

  • Dor de garganta
  • Dificuldade para engolir
  • Febre
  • Mal-estar
  • Indisposição
  • Avermelhamento e inchaço das amígdalas e da garganta
  • Pequenas feridas vermelhas, aftas e placas de pus

No caso da laringite, além da dor de garganta, há frequentemente transtornos da voz, como rouquidão e também tosse seca e irritativa. Em alguns casos, o sintoma pode ser de ardência, secura, sensação de pigarro ou de bola na garganta e mau hálito.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história clínica e exame físico. Em alguns casos, pode ser necessária uma avaliação laboratorial ou a realização de exame endoscópico da via aérea (nasofibrolaringoscopia) para complementação.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da dor de garganta será baseado na causa da mesma. Caso a dor seja causada por um processo infeccioso bacteriano, o tratamento será realizado com antibióticos prescritos por um médico. Em casos de infecção viral, os sintomas podem ser aliviados com analgésicos e anti-inflamatórios. Em ambos os casos, é importante manter uma boa hidratação e descanso adequado.

A Otovita está sempre pronta para cuidar da sua saúde, oferecendo atendimento de qualidade e profissionais especializados em otorrinolaringologia. Se você está enfrentando sintomas de amigdalite ou dor de garganta, não deixe de nos procurar. Nossos médicos estão aptos a realizar uma avaliação precisa e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Lembre-se, a prevenção é sempre a melhor opção. Mantenha uma rotina saudável, alimente-se bem, evite fatores irritantes e faça um acompanhamento médico regular. Cuide da sua saúde e conte sempre com a Otovita.

 

Conte com a Otovita

Fundada em 2009, a Clínica Otovita de Otorrinolaringologia surgiu da idéia de oferecer atendimento diferenciado a pacientes portadores de distúrbios do nariz, orelha e garganta.

Converse agora mesmo com a nossa equipe de médicos especializados pelos telefones (11) 4301-6874  / (11)  2389-7016 , ou entre em contato pelo WhatsApp: (11) 99949-7016 ou via e-mail: contato@otovita.com.br

tosse - otovita
Garganta

Tosse

Tosse crônica ou persistente: vamos parar com isso?  A tosse crônica é definida como uma tosse persistente que dura mais

Leia mais »
Mau Hálito - otovita
Garganta

Mau Hálito

Halitose e Mau hálito: um incômodo que pode nos atrapalhar bastante  Sabemos que o mau hálito pode causar bastante constrangimento,

Leia mais »